Acabar com as baratas em casa – Dicas


Como acabar com as baratas em casa

Elas são insetos muito nojentos! Visitantes indesejados das nossas casas, as baratas aparecem com maior frequência nas épocas mais quentes do ano. Perambulam pelo chão, paredes e até no teto. Acabar com as baratas em casa às vezes é uma tarefa complicada e sua simples presença causa pânico na maioria das pessoas. Como são nocivas à saúde, acabamos por matá-las com o bom e velho chinelo, o jornal do dia ou com a ajuda de inseticidas específicos contra baratas.  Mas isso não garante que elas não voltem ao mesmo endereço.

O mais indicado mesmo para acabar com as baratas em casa de uma vez por todas é adotar medidas de prevenção. Assim, esses insetos terão menos atrativos para infestar nossas casas. Limpeza é uma arma poderosa contra elas.

Tudo começa na cozinha e na despensa. As baratas são atraídas pelos alimentos, mas se estes forem colocados em potes, vidros ou sacos plásticos hermeticamente fechados, não haverá um cheiro convidativo para elas. Os armários também devem ficar cerrados. Antes de acondicionar as embalagens com produtos na cozinha ou despensa é bom verificar se não há algo pendurado nelas. O lixo orgânico deve ser armazenado em sacos que ninguém pode esquecer de fechar, porque os restos de comida em decomposição proporcionam um ambiente ideal para a proliferação de baratas. O lixo ainda tem de ser posto fora para coleta antes de o lixeiro passar. Caixas de papelão e papel também não devem ficar amontoadas em casa.

Outras sugestões são a instalação de telas de vedação em portas e janelas e a verificação de vazamentos de canos e torneiras, porque esses insetos gostam de lugares escuros, úmidos e quentes.

Quem utiliza produtos químicos e tóxicos para matar as baratas, também conta com a aplicação de iscas de gel. Se a situação fica insuportável, a solução na contratação de um serviço de dedetização.

Se em algum lugar da casa forem encontrados ovos postos do inseto, é preciso limpar o local e tirá-los imediatamente.

Para quem prefere não tomar uma medida radical, existem maneiras alternativas de se livrar das baratas. Uma delas é ter um gato, porque o felino costuma perseguir e eliminar esses insetos. Outra opção é utilizar óleos essências que tenham cheiros cítricos em sua composição, como o eucalipto e o alecrim. As baratas não são “amigas” desses aromas e fogem. Por isso, os óleos podem ser borrifados no interior de armários, frestas, cantos e ralos. As superstições mais antigas apontam para as receitas caseiras que dizem que folhas de louro afastam baratas e as pontas dos pepinos afugentam esses insetos. Para quem acredita ainda pode usar o pó dessa folha para contê-las. Há ainda quem prefere colocar em ação o bicarbonato de sódio que também tem a mesma aplicação.

Um dos insetos mais odiados do mundo, a sua aparência  – corpo achatado, asa dura, pernas que se movimentam rapidamente e longas antenas  – também provoca asco. É difícil acabar com elas, porque têm hábitos noturnos. Sua presença só é mais notada quando o seu número é maior que os lugares encontrados para se esconder.

 

 

Gostou do post? Então cadastre-se e receba novidades!

Digite seu email:

Tem algo a dizer sobre isto? Então comenta!


WP Like Button Plugin by Free WordPress Templates