Consertar ventilador


Consertar ventilador

Com as temperaturas elevadas, o ventilador deixou de ser um luxo e passou a ser uma necessidade, principalmente a noite quando precisamos de um melhor descanso. Porém, como a maioria das pessoas podem perceber cada vez mais os ventiladores são feitos com materiais mais frágeis, o que acaba oferecendo ao mesmo, muitos problemas durante sua vida útil e isso com certeza gera muita dor de cabeça ao seu proprietário, principalmente quando o aparelho estraga em uma noite de muito calor.

consertar ventilador

O principal problema que o ventilador oferece é seu travamento total, sendo assim ao ligar o aparelho o mesmo não deverá mover suas hélices. Esse problema é causado pelo eixo responsável por sustentar e fazer com que a hélice gire, porém arrumar esse problema acaba sendo um pouco complicado. A primeira coisa a se fazer é tirar o aparelho da tomada, depois disso comece a desmontar sua parte superior onde fica localizado o motor.

Conseguindo ter acesso ao motor, abra o mesmo e tirando antes a hélice, no centro do motor você irá se deparar com o eixo e irá reparar que o mesmo está meio gasto em sua superfície. Isso acaba sendo comum pois é apenas um sintoma de seu uso constante, sendo assim com uma esponja de aço, faça movimentos como se estivesse lixando, para que essa aspereza diminua. Aproveite e verifique se não existe nenhum fio desencapado que possa estar causando curto-circuito com algum outro componente do ventilador. Fios cortados também são comuns de acontecer.

A foto ao lado mostra na verdade um secador de cabelo e não um ventilador. Mas o princípio do desgaste e da escovação é o mesmo, não se preocupe.

Feito tudo corretamente, aproveite para lubrificar as engrenagens e também os locais de movimento do eixo. Depois disso monte o motor e coloque o mesmo para funcionar novamente.

 

Gostou do post? Então cadastre-se e receba novidades!

Digite seu email:

Tem algo a dizer sobre isto? Então comenta!


WP Like Button Plugin by Free WordPress Templates