Como fazer brigadeiro com leite em pó


O brigadeiro é talvez o doce mais popular do Brasil. Ele possui uma história no mínimo curiosa: foi criado em época de necessidades, quando o povo precisava economizar. Na segunda guerra mundial, a falta de amêndoas, leite e açúcar foi grande, já que a prioridade era os alimentos destinados aos soldados. Assim, as donas de casa tiveram a ideia de aproveitar o leite condensado, que por ser muito doce era pouco usado e acumulava nos mercados, e juntar com o chocolate em pó, de marcas já famosas naquela época como Nescau e Toddy, e fazer o doce. O nome veio como uma homenagem a um Brigadeiro que concorria à eleição, em 1945. Ele não foi eleito, mas o doce perpetuou.

A receita de brigadeiro é simples, mas de tão alterada, modificada e passada de mãe para filha nesses anos todos, hoje não há uma receita única. O brigadeiro pode levar manteiga ou não, pode levar gema de ovo ou não, pode ter açúcar, leite, creme de leite, e muito mais. Opções substituem o chocolate por gelatina de morango – o famoso e delicioso bicho de pé, outras põe chocolate derretido para dar um gosto a mais.

O que sabemos é que, não importa a receita, brigadeiro é delicioso. Frio, quente, de colher, enroladinho, é uma iguaria popular e de muito bom gosto. Pode ser usado em festas, como um simples doce ou até em eventos de gala: ele nunca sai de moda. Abaixo, uma receita simples, eficaz e deliciosa de brigadeiro

1 lata de leite condensado

   3 colheres de chocolate em pó

                                                                                             2 colheres de margarina ou manteiga

Juntar tudo em uma panela e levar ao fogo baixo, mexendo até que ganhe uma consistência que agrade. Pode ser servido quente, ou frio, e enrolado em pequenas bolas com cobertura de chocolate granulado.

Há ainda uma receita deliciosa que usa leite em pó, para deixar um gosto de leite mais acentuado. Basta seguir a receita acima, e adicionar 5 colheres de leite em pó na panela. A consistência muda um pouquinho, ficando muito mais cremoso e muito mais saboroso. Vale a pena experimentar adicionar o leite em pó e saborear como fica essa delícia!

 

Gostou do post? Então cadastre-se e receba novidades!

Digite seu email:

Tem algo a dizer sobre isto? Então comenta!


WP Like Button Plugin by Free WordPress Templates