Registrar um filho – como proceder


Registrar um filho – como proceder

As leis para o registro civil mudaram e hoje em dia quem não tem registro de nascimento não precisa pagar multas ou taxas, isso serve para encorajar as pessoas que por algum motivo não conseguiram registrar seus filhos, e se tornou mais fácil fazer o registro, com a apresentação de alguns documentos apenas, então veja abaixo como registrar um filho.

registrar um filhoPrimeiramente a documentação exigida para o registro de um filho muda conforme quem irá registrá-lo, qual o estado civil dos pais e também se o prazo for superior a 60 dias até onde deverá ser feito o registro. Em alguns hospitais e maternidades, logo após o nascimento, o pai poderá registrar seu filho, portando alguns documentos que são comuns na carteira de qualquer pessoa.

Para o registro de pais casados além do documento de identidade com foto da mãe e do pai, também é preciso a certidão de casamento, simples assim e o registro poderá ser feito após a maternidade ou o hospital emitir um documento que atesta o nascimento da criança e de que ela nasceu viva, este documento pode ser conseguido no próprio hospital, sem maiores complicações ou problemas e o registro então estará concluído.

Para mães solteiras que podem comprovar a paternidade da criança o registro deve ser feito com os documentos acima, menos a certidão de casamento é claro, e se o pai não estiver presente basta apenas informar seu nome completo.
E uma última informação diz respeito ao registro que poderá ser feito por outra pessoa caso tenha algum impedimento, mediante uma procuração assinada pela mãe e o pai da criança.

Gostou do post? Então cadastre-se e receba novidades!

Digite seu email:

Tem algo a dizer sobre isto? Então comenta!


WP Like Button Plugin by Free WordPress Templates