Como Trocar um Cheque



Um cheque consiste em uma ordem de pagamento escrita, em que são informadas a quantia que será retirada e a conta da qual o dinheiro será sacado entre outras informações como data do desconto e nome da pessoa que pode descontar o cheque, por exemplo.

Todos os bancos devidamente cadastrados para este fim no Banco do Brasil podem participar da compensação de cheques, sendo que este serviço é centralizado e processado pela COMPE (Centralizadora de Compensação de Cheques), um sistema controlado pelo Banco Central.

Elementos

Uma compensação de cheque envolve os seguintes elementos:

- Emitente: quem emite o cheque, ou seja, quem pagará a quantia descrita na folha.

- Beneficiário: pessoa que receberá o valor, seja através de saque ou depósito em conta.

- Bancos: o banco sacado (banco do cliente que pagará o cheque) e o banco acolhedor (banco em que o dinheiro foi depositado).

Formas de compensação

Para trocar o cheque e receber o dinheiro o cliente pode proceder de diversas formas:

- No caixa: o cliente se dirige com seus documentos e portando o cheque até o caixa do banco emitente, e retira o dinheiro. Nesta modalidade a compensação é imediata.

- Depósito em conta: usando o caixa eletrônico ou no caixa mesmo, o beneficiário deposita seu cheque em sua conta. O cheque pode ser depositado na conta do beneficiário diretamente pelo emitente, bastando que ele tenha os dados da conta do beneficiário.

Compensando o cheque desta forma, o dinheiro pode demorar até três dias para ser depositado.

Gostou do post? Então cadastre-se e receba novidades!

Digite seu email:

Tem algo a dizer sobre isto? Então comenta!


WP Like Button Plugin by Free WordPress Templates