Conservar os Alimentos na Geladeira por Mais Tempo – O que fazer


Conserve os alimentos na geladeira por mais tempo

Para conservar os alimentos na geladeira por mais tempo: Saber a maneira correta de se conservar os alimentos perecíveis é muito importante. É através da conservação correta dos alimentos que conseguimos manter suas propriedades nutricionais, prevenir a contaminação por bactérias, além de evitar o desperdício de comida.

Carnes, frutas, verduras, leites e seus derivados e ovos precisam ser mantidos sob refrigeração para que tenham sua vida útil prolongada. Mas cada um tem o seu espaço ideal dentro de um refrigerador, pois dentro da geladeira existem diferenças de temperatura.

As carnes podem ser armazenadas nas prateleiras superiores do refrigerador, caso sejam utilizadas em um prazo máximo de 24 horas. Ao contrário, devem ser guardadas no freezer ou congelador. Nas prateleiras superiores também devem ser armazenados o leite e seus derivados (iogurte, requeijão, queijo, creme de leite, etc.). As frutas e os vegetais devem ficar estocados nas gavetas inferiores, pois são áreas menos frias. Isso evita que esses alimentos “queimem” devido ao frio.

Os ovos não devem ser mantidos na porta do refrigerador, pois existe uma variação muito grande de temperatura. A porta deve servir para armazenar apenas líquidos como refrigerantes, cervejas, molhos industrializados (de salada, shoyu, inglês), mostarda, etc.

Os alimentos que já foram preparados devem, primeiramente, esfriar em temperatura ambiente antes de serem guardados na geladeira ou no freezer. Caso sejam armazenados na geladeira, eles devem ficar nas prateleiras superiores guardados em potes com tampa e devem ser consumidos o mais rápido possível.

Muitas vezes não chegamos a utilizar uma cebola inteira, ou comer toda uma fruta, como a melancia, então, devemos passar um plástico filme envolvendo toda a superfície do alimento antes de guarda-los na geladeira. Evitando que o alimento fique com aquele famoso e horrível “gosto de geladeira” ou então que todo o refrigerador fique com um cheiro desagradável.

Outra dica de grande importância é evitar deixar a geladeira abarrotada de comida, pois isso impede que ela refrigere melhor os alimentos.

Gostou do post? Então cadastre-se e receba novidades!

Digite seu email:

Tem algo a dizer sobre isto? Então comenta!


WP Like Button Plugin by Free WordPress Templates