SISU – Como funciona


Como funciona o SISU

O SISU, Sistema de Seleção Unificada, via internet, gerenciado pelo MEC, que realiza a seleção de candidatos para vagas em universidades públicas do país cadastradas no programa. A seleção é feita através da nota obtida no ENEM, portanto, a participação do candidato nessa prova é fundamental para inscrever- se no SISU.  Através do número de inscrição e senha do ENEM o sistema acessa a nota do candidato automaticamente. Se a nota do ENEM não for suficiente para concorrer a uma vaga no curso escolhido, o sistema avisa o candidato e não permite seu cadastramento.

O candidato poderá escolher até duas opções de vagas disponíveis para concorrer em cinco universidades diferentes. Os cursos devem ser escolhidos por ordem de prioridade, pois se o aluno não atingir a nota para passar na primeira opção, poderá conseguir vaga na sua segunda opção.

SISUO processo seletivo possui apenas uma fase de inscrição. O candidato deverá informar se irá concorrer as vagas de ampla concorrência ou vagas destinadas a politicas afirmativas.

Durante o período de inscrição o candidato poderá alterar suas opções valendo a ultima alteração confirmada.

Ao termino da inscrição o SISU selecionará automaticamente os candidatos que tiveram a melhor classificação em cada curso, de acordo com a nota do ENEM. O aluno que obtiver nota suficiente para seleção em suas duas opções será chamado para inscrever-se no curso da sua primeira opção. Serão feitas duas chamadas, devendo o aluno matricular-se oportunamente.

Entre as instituições cadastradas estão 48 instituições de ensino superior entre elas 19 Universidades Federais e 4 Estaduais.

Conheça melhor o SISU: http://sisu.mec.gov.br/#/conheca_sisu.html

Gostou do post? Então cadastre-se e receba novidades!

Digite seu email:

Tem algo a dizer sobre isto? Então comenta!


WP Like Button Plugin by Free WordPress Templates